Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Está data foi criada pela ONU para reforçar a importância da inclusão e do respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado com ações pelo Brasil

Nesta terça-feira, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data criada pela ONU para reforçar a importância da inclusão e do respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em várias cidades do Brasil, eventos estão sendo realizados para ampliar o conhecimento sobre o tema. Caminhadas, palestras, iluminação de prédios públicos na cor azul e atividades educativas fazem parte da programação. O objetivo é combater o preconceito e garantir mais direitos para autistas e suas famílias.

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1% da população mundial está dentro do espectro. No Brasil, a Lei 12.764/2012, conhecida como Lei Berenice Piana, garante uma série de direitos às pessoas autistas, incluindo acesso à saúde, educação e atendimento especializado.

Além das ações presenciais, a campanha deste ano tem grande força nas redes sociais, com hashtags como #AutismoÉParteDoMundo e #RespeitoÉFundamental, incentivando a sociedade a entender melhor as necessidades e potencialidades das pessoas autistas.

Especialistas reforçam que o diagnóstico precoce e o suporte adequado são essenciais para o desenvolvimento das pessoas com TEA. "A inclusão começa com a informação. Quanto mais a sociedade conhecer sobre o autismo, mais oportunidades serão criadas para que essas pessoas tenham uma vida plena e com autonomia", destaca a psicóloga Ana Mendes.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é um lembrete de que a diversidade deve ser celebrada e respeitada todos os dias. Afinal, um mundo mais inclusivo beneficia a todos.

  • 02/04/2025